Minhas melhores fotos até então…

Eu acredito que de quem me acompanha (você, no caso) deve me ver reconhecidamente como um apaixonado por Gran Turismo. E isso vem desde os anos ’90 da época que saiu o primeiro jogo pro PS1! Porém em 2015 ingressei no maravilhoso e mágico mundo das miniaturas em escala e, como fã de GT, naturalmente meu tema não poderia ser outro que se não o jogo da popular franquia PlayStation.

E assim iniciei meus passos no colecionismo, lenta e progressivamente, de lá pra cá, adquirindo um e outro modelo sem pressa. E entre essas etapas fiz fotos, que agora selecionei aquelas com alguma história e aqui estão agrupadas aquelas que acho que sejam as melhores fotos que capturei até então, no mundo real, conjuntamente da paixão pelo modelo fotografado.

Gran Turismo Red Bull X2010

O super carro de corrida sem limites de Adrian Newey e Kazunori Yamauchi para o Gran Turismo 5 foi meu primeiro modelo. Eu havia visto (e babado muito) em 2013 quando foi anunciado pela AUTOart, mas até então nunca havia considerado ser possível chegar a ver de perto um.

Nestas fotos do X2010 (as mais recentes até essa postagem) ele estreava o cenário 3 do meu diorama Vision, que será baseado no menu Home do Gran Turismo 4. Tal encontro, carro do GT5 e cenário do GT4, é impossível no mundo virtual, mas pra mim não mais no real em escala.

E eu aprecio muito brincar com as fotos e mexer, nessa acima resolveu chover na garagem, algo inédito. Até o momento são as fotos que mais gostei do resultado final, melhor apenas na “fase 2” do cenário incorporando itens em escala para a garagem (sim, o fundo da garagem e menu são capturas do jogo, impressas e encaixadas no cenário no melhor estilo “photomode” do GT4).

Honda S2000

Até o surgimento do Gran Turismo 5, meu favorito era ainda o GT2. E eu tive ele na versão japonesa, com a capa branca e o S2000 estampado. Não tanto tempo depois acabou aparecendo justamente o S2000 branco, o carro da capa. E essa foi a história desse modelo chegar até minhas mãos.

E eu não poderia querer fazer qualquer outra foto com ele (ainda com os adesivos da customização, removidos depois), que se não esta.

Chevrolet Corvette (C7) Sting Ray

Essa é a minha primeira customização, por assim dizer. Tão logo coloquei as mãos nele resolvi produzir adesivos de recorte na escala certa para fazer a versão de 15 anos do GT6, tão bem ilustrada em vários locais de propaganda do jogo em seu lançamento, lá em 2013.

O resultado ficou muito legal. E essa foto simples de celular conseguiu pegar bem os tons e detalhes dos dois como se fossem o mesmo.

Dodge Viper GTS-R

No primeiro Gran Turismo esse era a estrela maior na constelação de carros presentes. Se trata do Viper branco de corrida que tem 7 marchas.

O lance com essa foto do diorama Vision (primeiro cenário) foi conseguir as cores e silhueta do carro com uma câmera simples (Sony DSC-W55), sem ajustes manuais e um ISO horrível que granula tudo. Depois de muitos cliques procurando o ponto certo cheguei nesse resultado, sem vazar todo o fundo, mas conseguindo ver de leve o carro. E esse cenário aparece no GT6, porém sem esse carro.

Chevrolet Corvette (C3) Sting Ray

Este é possivelmente o Corvette mais lindo na minha opinião. É um design bem balanceado que não cansa, o conjunto é bem ornamentado, as linhas limpas e marcantes.

Na captura acima eu estava testando usar a tela de um notebook de fundo, fiz uma captura no GT6 sem carros, copiei pro pendrive e abri em tela cheia, coloquei uma chapa de duratex de uma gaveta sobre o teclado e estava montado o cenário. Depois foi achar o ângulo certo e replicar no carro a luz do cenário. E depois disso, encontrei uma foto de um C3 em um ângulo muito próximo deste e copiei as luzes traseiras para o da miniatura, criando camadas para chegar ao ponto das luzes serem o ponto central. Assim, anoiteceu em Mid-Field.

Tempos depois no diorama Vision (primeiro cenário), já com a placa “Gran Turismo” reflexiva, usando o led do celular para criar iluminação extra acabei conseguindo um efeito interessante na lateral e cromados.

Mercedes-Benz SLR McLaren

Essa barca ainda é pra mim a Mercedes mais bonita já construída. E é um carro extremamente subvalorizado quando comparada com a sucessora SLS ou a AMG GT. Ela foi minha primeira spinoff do tema (capas do GT) e ganhou destaque na série por conta da Driving Mission 34.

Com ela gosto de puxar os detalhes mais profundos. Acima, no diorama Vision (primeiro cenário) a SLR exibindo desde as saídas de escape chamuscadas por dentro (customização leve minha), as barbatanas, o pisca, pinça, a roda “turbina” que só casa com ela, paralama e distantes motor cheio de detalhes querendo aparecer. Das fotos da SLR, essa é minha favorita.

Em outra captura, usando apenas uma barra de luz led de luminária USB consegui me posicionar de modo a pegar os melhores detalhes do interior e contorno do espelho.

A foto acima, da mesma tomada da anterior, destacando a lanterna traseira (um dos pontos que acho mais bonito nela)

Citroën GT by Citroën

Design japonês, marca francesa e motor americano (Ford V8 5.4L do Ford GT). Apresentado inicialmente no Gran Turismo 5 Prologue, o GT by Citroën é uma máquina incrível, com um aspecto de armadura e esportividade.

Recebeu uma sessão de fotos em uma vinícola da Serra Gaúcha, as melhores fotos externas que já fiz com alguma miniatura.

É um carro lindo de todos os lados. Felizmente presente na série e que recebeu um modelo em escala, mesmo sendo apenas um conceito. E é capa do SPEC III japonês do GT5 Prologue.

Curiosamente, um dos pontos chamativos do modelo é seu interior de cobre no painel, algo bonito no modelo real e no em escala, presente no jogo Gran Turismo Sport (PS4) esse detalhe se mostrou algo complicado ao correr com a visão de cockpit devido ao reflexo no parabrisa.

Nissan GT-R GT500 Stealth

Um daqueles modelos dos sonhos em preto carbono da série Gran Turismo (e o único stealth que tenho até então).

Essa foto no diorama Vision (segundo cenário) ficou tão incrível e recebeu poucos ajustes, mais parece um poster.

Nissan GT-R R35 ’07

Além de ser a capa do nosso Prologue do GT5, esse carro tem até troféu no GT5 (final) para completar uma volta em Nürburgring Nordschleife em 7m29.03s, que era o recorde oficial do carro na pista.

Acabou que a caixa do jogo virou parte do piso no diorama Vision (primeiro cenário) e, por mais que esse seja o patinho feio dos que tenho (é uma miniatura bem problemática de qualidade nos detalhes), acabou que consegui uma boa foto do Godzilla.

Dodge Concept Car

A história dele é muito bacana, a Dodge queria um outro carro para coexistir com o Viper, assim surgiu o Copperhead (nome de outra víbora), porém o nome já era marca registrada e o carro acabou como “Concept Car”. E é assim que vemos o primeiro carro que não pode ser comprado no primeiro Gran Turismo (e no segundo, onde fez sua última aparição).

Dono de um tom laranja acobreado sensacional, de algum modo a cor se abriu ao receber algumas boas camadas de polimento, resultando nessas fotos. E com mais luz, mais vivo ficava o tom de laranja do Concept Car.

Ficou espelhado a ponto da lataria estar refletindo tudo ao redor.

Tanto que acabei fazendo essa, uma das mais legais, da porta refletindo a roda dianteira e a mesa.

E essas foram algumas das melhores fotos que fiz até hoje.